domingo, 11 de maio de 2014

Hollow World - por Michael J Sullivan

Voltei!
Hey, não me olhem desse jeito. Não tenho aptidão natural com nada com números, posso fazer o que? Eu tive que parar de ler ( de fazer tudo na verdade) para poder estudar ( e passar) nas recuperações. Então, não, eu não me esqueci de vocês, não os deixei na mão e , não, eu não usei meus magníficos poderes sobrenaturais para entrar em algum livro e desapareci da face da terra. Estou aqui. E voltei o mais rápido que pude.

Trago para vocês a resenha do novo livro ( tanto de lançamento como eu o adquiri há umas duas semanas) de um de meus autores favoritos que guardo seus livros num lugar muito especial... Uma salva de palmas para MICHAEL J SULLIVAN! Isso mesmo! Tio Mike, o autor de Revelações de Riyria que iniciasse com Roubo de espadas ( e a não muito tempo resenhei o último da trilogia Heir of Novron). Vocês deviam ver que discursão ridícula eu tive comigo tentando me convencer a só ler esse livro dele no final do ano ou no começo do próximo... Até parece né?

Apesar de já ter começado com ótimas expectativas eu fiquei com um pé atrás. Eu não só uma das maiores fãs de ficção cientifica, coisas altamente futurísticas, espaçonaves... Essas coisas. Mas viajem no tempo? Eu adoro no fundo da minha alma viajem do tempo ( e é por isso que me filme favorito de pokemon sempre foi Viajantes do tempo) e era Mike escrevendo... Então tá, vamos lá, vamos ler esse livro que tem 10 resenhas 5 estrelas na Amazon antes de lançar.

A única coisa que conseguia pensar com clareza após fechar a última página desse livro, Mas esse cara é mesmo O cara... Que livro brilhante que livro brilhante...
Como eu sou eu, eu preciso começar falando do final. Eu adorei o final, assim como adorei o final de Heir of Novron. Mike tem uma certa habilidade em fazer finais, que é algo bem traiçoeiro... Vocês podem discordar de mim, mas para mim o final perfeito lhe passa a sensação de que tudo está bem e que as coisas não param, elas continuam andando e indo mesmo quando você fechar as páginas esse mundo, esses personagens vão continuar existindo, vivendo e tendo suas aventuras, só que desta vez você não estará com eles para acompanha-los. 

Talvez vocês estejam pensando, Que Mudança, o cara escrevia fantasia épica e agora ficção científica. Eu também pensei isso. Maravilha, você só precisa ler a primeira página do livro para ver o sonoro NÃO DOU A MÍNIMA PARA ISSO  de Mike... Com a mesma quantidade de páginas você não consegue largar mais o livro. Acreditem, dos livros novos que eu ganhei eu não queria começar lendo Hollow World, talvez com Forever Song de Julie Kagawa ou The Winner's Curse que o povo fala muito bem, mas eu cai no erro de me iludir dizendo "Só essa página". O pior? Eu acreditei nisso. Eu acreditei que conseguiria ler apenas uma página. Nós sabemos que não deu certo, né? Estou feliz por não ter dado.

Eu fiquei impressiona como com tão poucas palavras, poucos páginas nós passamos a conhecer Ellis bem, seu relacionamento com sua esposa e seu amigo e fatos individuas sobre ele como gosto literário etc.  Apenas com a descrição da casa de Ellis passamos a conhece-lo de uma forma que alguns autores só nos fazem conhecer seus personagens no final do livro.

A escrita de Mike é algo que quase não preciso comentar. Suas descrições estão entre as mais gráficas que já tive o prazer de ler, suas cenas de ação entre as mais agoniantes e empolgantes e ela simplesmente flui de um jeito que você mal sente que está lendo letras, mas sim imagens e cenas completas.

O engraçado é que esse livro não tem muita ação como Riyria Revelations, o que não o torna parado. Eu diria, que o que mais movimenta o livro seja o suspense e as descobertas de Ellis a cerca do Hollow World, que ao invés de sacia-lo irão te deixar mais e mais curioso.

Quando Ellis chega no Futuro ficamos ridiculamente curiosos para saber o que ele vai encontrar o que a humanidade se tornou e onde a história vai andar. Quando Mike nos surpreende com--- Não quero dar spoliers, então, digamos, a humanidade num estado chocante, um tanto bizarro e utópico, sua vontade de saber os porquês e comos se intensificam. Você fica curioso para saber a história do Hollow World e como ele acabou por virar o que ele é, você fica temeroso por Ellis, por causa de sua doença e... Outros fatores.

Além de Ellis, que é ( terceira ou quarta vez que digo isso?) um ótimo personagem, temos Pax. Pax faz parte dos humanos do futuro e Pax é bem... Único, pra dizer o mínimo.

Nesse ritmo inocente Mike tem você preso em sua armadilha e você não vai largar o livro, ah não vai mesmo. Quando você acha que já sabe tudo sobre o Hollow World, Mike nos dá um reviravolta revoltante, foi uma surpresa de fato indignante e depois dessa mais duas e então você fica literalmente gritando com as paredes VAI VAI LOGO e você nunca tem certeza se você está gritando com você mesmo ou com o livro para que as coisas aconteçam mais rápido.

E no final, após você virar a última página, você fica se perguntando, de fato se perguntando, e se as coisas terminassem assim? E se a sociedade ficasse desse jeito? E se as concepções das coisas mudassem tanto que--- não mas--- e se?
E muito dito e muito conhecido que a pergunta que move a ficção é o " E se?", Mike ao final de sua obra convoca milhares de " E ses ?" para sua cabeça que fazem você especular e refletir e repensar sobre o que você conhece , ou acha que conhece, até as últimas horas do seu dia. Seus questionamentos e reflexões são amplos e diversos e vão da sociedade, o pensamento e comportamento de massa, á a vida, tempo, deus e o amor, comportamento e antigos hábitos. Tudo isso numa mistura de entrelinhas e demonstrações e diálogos posto numa história super envolvente e viciante com personagens super cativantes e carismáticos que no final ao você abandona-los e deixa-los seguir com suas vidas lhe enche de uma melancolia e felicidade estranha que só leitores poderiam entender.

Hollow World é um livro que todos deveriam ler, mesmo se você for como eu e não gostar de coisas extremamente futurísticas você deveria ler esse livro. É uma experiência imperdível que eu mal consigo descrever com exatidão e só, somente só, com a leitura você pode começar a entender o que quero dizer.
Não... Infelizmente não há previsão para lançamento aqui no Brasil e a continuação de sua série, Revelações de Riyria, o Nascimento do Império mas não há ninguém nesse mundo que me convença que essa tradução não está truncada e que a tradução correta seria " A ASCENÇÃO do império " que segundo a editora Record seria lançado ainda esse ano.


Ellis Rogers não há nada mais o que perder. Ele foi diagnosticado com uma doença mortal e a Doutora disse que ele tem pouco tempo. Tempo que ironia... Que ironia ele ter construído uma maquina do tempo em sua garagem. Mas, mesmo com a sua doença e com a possível  cura no futuro vale a pena mesmo abandonar tudo nessa insana viajem sem volta? Ele e Peggy podem nunca ter sido muito próximos mas eles estão casados há 36 anos... E se ele errou em algum de seus cálculos? E se ele desaparecer sem deixar nenhum traço? Ao encontrar cartas escritas por Peggy que comprovam sua traição com seu amigo de longa data Warren, Ellis tem sua resposta e parte para o futuro com nada mais que uma mochila de necessidade do século 21.
O futuro, entretanto, se prova ainda mais... exótico do que ele imaginou. No seu primeiro contato com o futuro Ellis se vê numa bizarra cena de assassinato pouco antes de desmaiar e se vê cercado por humanos do século... 43. Ele havia errado os cálculos e ao invés dos esperados 2 séculos no futuro ele avançou 2 milênios. Numa sociedade onde assassinatos não ocorriam, ele acabou de presenciar um... Tudo as mil maravilhas.
Algo em Hollow World está diferente, algo está acontecendo. E Ellis e Pax, o único que teve a gentiliza de oferecer Ellis um lugar para ficar, são os únicos cientes disso... E a cirurgia de Ellis vai ter que esperar mais um pouco, se é que ele de fato vá consegui-la, nada é o que parece em Hollow World.   

Nenhum comentário: