quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Untold - 2° de Lynburn Legacy

Eu estava tão desesperadamente ansiosa para por as mãos nesse livro que estava quase com medo. Quase. Quer dizer Unspoken, todos que leram sabem, foi divino Ela se inspirou em Dante, A Divina Tragédia por Sarah Rees Brennan mas também foi o único livro escrito unicamente por Sarah que li. E claro para me ajudar na espera ocorre uma belíssima greve nos Correios assim que a Amazon me manda um email dizendo "Olá acabamos de enviar seu pedido", sem falar que eu digitei a porcaria do CEP antigo... É... Estava tudo ao meu favor. Quando o carinha do correio chegou se eu não tivesse tomando banho eu teria recebido ele com um facão ME DÊ LOGO MEU LIVRO! mais ou menos isso, só que provavelmente com uma ou duas palavrinhas a mais...
A espera pode ter sido um inferno, Sarah pode ter feito inveja a Inquisição com seus métodos de tortura avançados e, querem saber?, a tortura nem sequer havia começado.
A tortura de fato teve inicio quando eu abri esse livro.
E quem poderia adivinhar o quão prazeroso é ser torturada por Tia Sarah Rees Brennan?

Informações importantes para quem deseja ser torturado:

Prepare seu ambiente de tortura seguindo as instruções abaixo:

A) Certifique-se de ter evacuado a área. Nenhuma alma viva pode está presente no aposento que a tortura vai ocorrer. NENHUMA.

B) Certifique-se de reservar uma boa quantidade de horas ininterruptas para a tortura. ELA NÃO PODE SER PARADA .

C) É altamente recomendado um pouco de meditação antes do inicio, sem o devido preparo sua mente pode não ser mais a mesma.

ATENÇÃO:

Esta seção de tortura não é aconselhável para pessoas que possuam:
Problemas cardíacos, Pânico, Asma ou Insônia. Mulheres gravidas devem tomar um cuidado especial antes em participarem.

---

Muito bem. Seguiram as instruções? Bons Leitores. Vamos a diante.

Isso não foi nenhuma piada. É sério! Seríssimo. E vocês vão ver o porque de todos os avisos.

Eu dou inicio a minha leitura de Untold quase inocentemente e aí uma mão invisível salta das páginas do livro e grava suas garras em meu coração. Oh, é sério.
Vocês acham que conhecem Sarah? Vocês acham que a conhecem depois de ler Unspoken? Vocês PENSAM ter a mínima noção com quem vocês estão lidando? HA. Tenho pena de vocês.
Esqueçam tudo sobre Unspoken.
Untold. Untold elevou-se a um novo patamar.
A vários aspectos deixaram-me abasbacada, um em especial mais que os outros.
A emoção.
Ah, sim emoção.
Todo a base primaria de todo bom livro, a base que sustenta toda a estrutura é a emoção. E Sarah construiu uma Muralha da China, só de base.

Do começo ao fim Sarah destroça seu coração. Ela o quebra de novo e de novo e de novo e quanto você está lendo. Por vezes você, a pobre vitima desse monstro cruel, receba a esperança (ah, cruel esperança!) de que as coisas vão melhorar. Quando os cacos de seu coração começa a se juntar, ela dá o golpe novamente. Dessa vez mais forte e não para. Ataca ataca ataca e no final recolhe o pó e sopra ao vento.
  Nós (nem TENTE negar) já estamos apegados demais para nosso próprio bem aos seus personagens e neste bendito livro INTEIRO temos desastre atrás de desastre, desencontro atrás de desencontro, ameaça atrás de ameaça.

Kami é sem duvida uma de minhas protagonistas preferidas e Jared um de meus caras favoritos. E eles sofrem tanto. No final de Unspoken vimos a ligação deles ser cortada, em Untold vemos o que isso fez com eles. Vemos seus sentimentos reais entrarem em conflito com a ligação, vemos a pressão de uma guerra eminente somada com O MISERAVEL DO ASH METENDO A PORCARIA DO NARIZ DELE ONDE ELE NÃO É CHAMADO algumas pressões externas. É doloroso assistir aos desencontros deles, é doloroso assistir eles interpretarem as ações um do outro de forma errada, é doloroso vê-los lutar contra algo que é visivelmente real por julga-lo falso. E isso é só o começo.
A família de Kami está se despedaçando, Angela está magoada e Kami não sabe como ajuda-la, todos querem deixa-la fora da guerra por ter perdido seus poderes, mas Kami quer, precisa ajudar. 
Jared além de ver sua mãe e o cara que ele considerava mais próximo de um pai se voltarem contra ele, além de perder a conexão com Kami, Lilian está colando muita pressão sobre ele... E sem comentários sobre seu "primo" Ash.
Minha gente, com esses dois havia cenas tão intensas com uma ironia tão terrível que eu era obrigada a parar por alguns segundos para extravasar minha frustração/angustia/raiva. Atirava travesseiros na parede, xingava, chutava e esmurrava e ar e gritava no travesseiro. E quando eu levantava os olhos tinha uma doida me olhando no espelho que me xingava mais ainda. E todas e todas as vezes que eu ia recomeçar eu me via tão sobrecarregada que dava-se inicio a uma guerra civil " Meus Deus, EU NÃO VOU COSEGUIR LER ISSO, NÃO VOU SOBREVIVER" vs " EU PRECIIIISO LER, EU PRECISO SABER O QUE VAI ACONTECER" e vendo que eu terminei o livro em um dia não preciso dizer qual dos lados era sempre o vencedor.
Sim, claro, eram as cenas Jami para os desinformados Jared+Kami que quase me matavam, mas eles não eram os únicos sofredores. As coisas entre Angela e Holly também não estão nada fáceis ( morri de pena de Angie pela maior parte do livro), com a forte... Resistencia de Holly. 
Rusty mesmo com aquele jeito dele só falta morrer de preocupação para com Angela e Kami, mas é um dos poucos que teve um baixo índice de sofrimento.
Conhecemos melhor John Glass ( o pai de Kami) ele é muito gente boa e Sarah é muito ruim então QUE SOFRAM OS BONS. Quase perder os filhos, a cidade dele caindo aos pedaços e saber que a esposa dele desde que se conheceram mente para ele e uma das mentiras afetou a primogênita deles... É duro.
Chegamos agora a Ash e Holly. Eles... Eu até que era mais ou menos com Holly mas agora por mais que eu me esforce é impossível para mim não desgostar um pouquinho de você. Que mancada! E você ainda deixou Angie ainda mais mal-humorada do que de costume.
Ash. Se você aparecesse na minha frente nesse exato momento eu te mataria com minhas próprias mãos. SEM COMENTARIOS. Todos eles teriam spoliers demais.

Esse segundo volume por estar em clima de pré-guerra e tudo é mais sério, mas Sarah acha uns momentos perfeitos para você rir até ficar sem ar. Não se preocupe. Pelo menos uns 4 boas cenas para você gargalhar estão garantidas.

E as cenas de luta. MEU DEUS. São tão lindas. Se seu coração ( ou o que sobrar dele, de qualquer forma) não estivesse batendo tanto, era de se ficar babando. Tão gráficas... Podem ainda ter sido poucas ( mais que Unspoken mais ainda poucas lutas de verdade), mas o terceiro e ultimo volume, Unmade... Bom o nome já diz. O livro vai te desfazer.

E o final. AI QUE FINAL...! O de Unspoken é um conto de fadas se nós compararmos, " E todos morreram infelizes para sempre" é bem mais adequado para Untold. É muito angustiante. Você sente seu coração se encolher ( se nesse ponto você ainda o tiver). É cruel, muito cruel e inesperado. Você fica chocado com as cenas finais " porque raios...?" e depois " NÃO FAÇA ISSO IDIOTA!" e na ultima pagina "....{10X} Não. Eu.Não.Acredito.Nisso... É sério? POXA VIDA SARAH!"
É... Você sem um coração é meu difícil saber o que sentir. Mas é maravilhoso esse terrível sensação. Deprimente e maravilhoso. Ah.  E alegrem-se. No próximo glorioso ano de 2014 É tortura dobrada. Sarah não apenas lançará o final dessa trilogia como também um livro recontando Um Conto de Duas Cidades ( com magia e tudo que pudemos ter direito) este se chamará Tell The Wind And Fire (Conte ao Vento e ao Fogo). Então se preparem, próximo ano vai ser carregado.


É difícil falar algo sobre a história sem dar spoliers...

Kami gostaria de simplesmente apagar o último mês de sua cabeça, de que tudo voltasse como era antes, de esquecer que seu ex-amigo imaginário era muito real... Uma pena ela não poder fazer isso. Agora a pacata Sorry-in-the-Vale traças suas linhas de batalha e por mais que Lilian Lynburn se esforce para afasta-la dos assuntos dos feiticeiros Kami Glass não vai assistir sua cidade se destruir sem fazer nada mesmo ela estando sem poderes. Jared poderia ajuda-la se ele não estivesse tão distante. Ash poderia parar de fazer certas sugestões... E a cada demonstração de poder de Rob, a cada novo cidadão que se junta a ele a inevitável batalha se aproxima e sem nenhuma previsão de seu inicio, com desvantagem numérica e com seus poucos membros desunidos o lado de Kami se encontra em terrível desvantagem. Se ela ao menos pudesse fazer alguma coisa...

                                                             

Nenhum comentário: