sábado, 21 de setembro de 2013

5th Wave - 1° da trilogia 5th wave

Depois de pensar e rerererererererererererepensar decidi como fazer a resenha.
Sem espanto.
Sem antecipação.
Direto aos fatos.

Primeiro, eu devo confessar algo importante:
Adivinhem.
Eu quase quase não lia esse livro alguém me chute.
Sério. E para piorar eu quase não o lia por puríssimo preconceito. Eu , ou melhor, minha mente tem uma espécie de bloqueio, livros tem que soar como livros e para ela alguns temas simplesmente são mais filme que livro, no caso disso acontecer ela descarta os livros-candidatos. Dentre os temas que ela considera muito filme um deles são alienígenas.
Para vocês terem uma noção do tamanho de meu preconceito, eu só comprei 5th Wave porque a sinopse não falava com todas as letras aliens e eu nunca quase nunca leio a primeira página de um livro que estou comprando na livraria.
Estou muito feliz que quase nunca o faço. Se eu tivesse o feito e assim no primeiro capítulo, na primeira frase, avistasse o "Aliens são estúpidos" teria perdido um livro, e um autor, favorito. Teria perdido um dos livros do ano e , o pior de tudo, teria perdido a fantástica experiência de ler The 5th Wave, algo que não pode --- não deve --- ser passado.
Pois é, adivinhem que livro vou comprar de natal para meus amigos.

Ai. Tio Rick Y. O que você fez comigo? Lavagem cerebral? Arte das Trevas Avançada Exclusiva para Escritores? O que, hein? Porque, fala sério, depois de descobrir que esse livro era sobre aliens por meio de uma resenha da Amazon e não o abrindo fiquei com raiva. Amaldiçoei-me por não olhar o livro melhor e tal... Mas Todo Mundo fala tão bem dele e as indicações de Todo Mundo ultimamente andam tão úteis e , infernos, eu não estou com vontade de ler nenhum livro que tenho em mãos admitam, admitam, o mal de todos nós leitores ... Então porque não? Porque eu não vejo qual dos livros que tenho agora me prendem mais atenção na primeira página?
E queiram acreditar ou não, foi só isso que precisei. Só o prólogo. Só uma página. E eu estava comprada. Em uma única página Rick Y pois um halo dark e misterioso que me agarrou e a cada página virada aumentava seu aperto.

Porondecomeço?Porondecomeço?Porondecomeço? Começarei pela escrita.
Como meu sistema de hoje é direto aos fatos Eu adorei a escrita.
É diferente... Um bom diferente. É em primeira pessoa no POV de Cassie e no de--- Ahem vamos usar seu codinome no caso, tira a graça se eu dizer o nome de verdade dele--- Zumbi. E ao mesmo tempo alguns capítulos são narrados em terceira pessoa. Isso é... Isso é muito massa.
Rick Y escreve não com palavras, mas com emoções. Esse livro como todo é tão emocionante, eu me arrepiei tantas centenas de vezes. De orgulho, de compreensão, de pena... Por tantos motivos e razões diferentes... Mas como um todo posso afirmar que foi pela força. Pela força, pela resiliência dos personagens (Cassie/Zumbi). Sempre ressentindo. Quando a morte, o desespero sorria para eles de braços abertos, quando o passado e a culpa era sobrecarregantes quando não tinha mais nada que valia a pena morrer para, eles se levantavam. Sacudiam a poeira e seguiam em frente. Sim. Eu sei que foi isso, eu sei porque neste exato momento enquanto escrevo estou me arrepiando. E a força deles não quer dizer que eles não chorassem. Todos choraram muito durante o livro e posso até admitir que meus olhos se encheram d'água uma vez ou outra.
Outra coisa, o escritor teve o cuidado de selecionar alguns eventos e revelar ao leitor antes que o personagem descubra por si só. Ou também fazer Zumbi descobrir algo que é vital para Cassie ( ou visse versa) e ,como eles estão a quilômetros de distancia e nós pobres leitores por mais que gritemos eles não escutam, esse efeito é enlouquecedor. Claro, também tem os eventos que ninguém prevê e simplesmente caem no seu colo com uma explicação tão perfeita, tão lógica que tive vontade de bater minha cabeça na parede algumas vezes.
E divertida. Apesar de intensa, a escrita, a história, possui uns toques de humor. Em sua maioria apenas para te fazer sorrir, mas sim, em alguns partes eu gargalhei alto.

Os personagens... Sabe aquele tipo de livro que você ama do fundo do coração cada um dos personagens e tem vontade de coloca-los no bolso e carrega-los para cima e para baixo e de não deixar que nada de ruim aconteça com eles? Pronto. Esse é um deles. Cada personagem foi meticulosamente construindo, eles respiram e pensam, cada um com suas vozes próprias. Cassie e Zumbi estão em minha lista de personagens favoritos. É. Isso mesmo, simples assim. Eles são simplesmente demais e vocês vão ver.  Os personagens secundários também são muito cativantes e diversificados... e eu gosto demais de Ringer ela também é demais.
Ah. E também tem Evan. Olha... Evan foi o personagem que menos gostei. Bonzinho demais, só ao longo do livro que ele foi me conquistando. No final ele atingiu minha faixa de respeito.

Posso não ter lido muitos livros, mas como toda boa viciada em ficção assisti diversos filmes com aliens. E meus parabéns, Tio Rick Y, você merece. Você merece muitos parabénses por ter tornado aliens em algo mais original possível sem tirar a essência deles. Sério foi tãoooo massaaaaa ir descobrindo as coisas junto com meus personagens, cada fragmento de informação me fazia falar, quase gritar, um agudo QUE SHOW! . Falando em shows... O apocalipse é perfeito. É tão fantástico e plausível que você quase fica na vontade que aconteça nesse exato momento aquilo que tá escrito.
1° Onda: a energia se foi.
2° Onda : bye-bye cidades litorâneas { que saco! Eu me acabava logo na segunda T_T]
3° Onda: a praga
4° Onda : Os Silencers ( lê-se: ninguém mais sabe diferenciar o que diabos são humanos e aliens)
E agora tá vindo a 5° Onda.
Mas claro, claro, eu falando não tem graça. Escrito por Rick Y e dito pelos olhos de Cassie, tem.
A 5° Onda é um livro que começa começando, como digo. Não temos retardos. Não temos um aniversario de 16 anos e o mundo mudando. Não. O livro começa com Cassie se deslocando da floresta onde ela ficara desde de que seu pai morrera para uma cidade, mas na verdade ele não começa assim. O primeiro e segundo capítulo são uma espécie de introdução. O terceiro é uma memória marcante. O quarto ela começa a se deslocar. No quinto dão-se inicio as belas descrições de como acabou o mundo. 
* todos ao meu redor me fuzilando com os olhos*
O que? São belas sim as descrições do mundo se acabando, são emocionantes e tem um efeito curioso. Alguns acontecimentos você já sabe que vão ocorrer só não sabe exatamente como. Em algum ponto você percebe como as coisas vão dá errado, mas os personagens não tem ciência disso. E você fica agonizado tentado alerta-los... só pare um instante se lembrar que isso tudo é uma memória de Cassie e que você não pode altera-la.
Como suponho ter ficado subentendido o ritmo desse livro é insano. Você fica completamente preso a história. Há ação e emoção e surpresas e revelações tudo ao mesmo tempo, e também há personagens cativantes. Leitores. Vocês com suas experiências de leituras me respondam, existe algo mais que te prenda há um livro? É preciso algo mais para te deixar acordado(a) a noite inteira virando, nunca rápido o bastante, as páginas? Pois é. Não é a toa que esse livro fez tanto sucesso lá nos USA que a fundamento me fez o favor de lança-lo aqui. Vocês já viram A 5° Onda nas estantes das livrarias, sim?... Ah. E claro. Como raios eu ia me esquecendo? Também a romance. Não um de meus favoritos, mas também nada mal. Só que... C'MOM!
Não aconteceu nada entre eles, nada fora aquilo do final, mas seria tão melhor se Cassie e Zumbi ficassem juntos. E por favor Tio Rick Y, sem triangulo amoroso.
[ *SPOLIERS* principalmente levando em conta que eu tenho quase certeza que Evan não está morto. Se bem que eu ficaria muito feliz se ele ficasse morto... Se Evan aparecer eu SEI que vai ter triangulo * FIM DE SPOLIERS*]

E o final! Maldito final enlouquecedor. Estou surtando geral pelo próximo, The Infinity Sea. E sabe quanto tempo em vou ter que esperar? OITO MESES! Claro, minha mentes começou a virar geleia quando ouviu o numero. Vocês sabiam que de ontem para hoje e no cochilo de fim de tarde eu sonhei com a mesma coisa, né? Isso é TOR-MEN-TA. Não posso nem sequer dormir que o livro me segue para os sonhos. Como vou aguentar até dia 06 de Maio assim?
... Mas eu esperei 1 ano e 1 mês para Clockwork Princess e esperei 10 meses para Untold, não esperei? É. Fazer o que? É o castigo eterno de todo leitor...

E ainda tem mais,
uma pequena parte de mim me diz que 5th wave foi uma espécie de introdução ao nosso velho mundo acabado, aos aliens... E eu sinto que o segundo vai ter tantas coisas, tantas ações. Por isso que estou surtando ( e VAI LÁ RICK Y! Vamosssss faça Cassie e Zombie ficarem juntos sua criatura malévola.) .
Ah, e sobre Rick Yancey eu acabei de descobrir que ele escreveu mais duas séries YA. Monstrologista ( que eu já tinha vontade de ler e agora estou me controlando para não passar o cartão na Amazon nesse exato momento) e Alfred Kropp.




{Atualização: 25/09/2013}

" 5th Wave  mostra-nos o que é ser humanos, mostra como nos humanos temos a capacidade de perder nossa humanidade em um piscar de olhos... Mas afinal o que nos torna humanos? O que nos diferencia deles quando eles sangram como nós, sentem como nós e agem como nós?
Mostra como temos sempre uma capacidade fantástica de , quando queremos, nos reerguer e lutar, de seguir em frente, de perseverar por pior que seja a situação. 
As ondas refinaram os humanos de tal forma que só sobreviveram aqueles com extrema força de vontade, extrema força interior. 
Cassie disse ser "dolorosamente normal" antes das ondas, mas como Cassandra Clare escreveu em City of Lost Souls " Em tempos sombrios, em tempos perigosos, algumas pessoas brilham." Cassie e Zombie, podem não ter percebido ainda, mas se eles fossem só pessoas perdidas na multidão eles teriam sido eliminados como quase toda população da terra. As luzes tiveram que ser apagadas para que o brilho interior deles surgissem, não há como saber o verdadeiro valor de algo sem tirarmos as luzes artificiais. Apague-as. Apague-as e veremos o quão de fato você brilha. 
E Rick Yancey escreveu sobre esse período da história da humanidade. O período no qual todas as luzes apagaram-se, e é fantástico ver a luta interna e externa de nossos personagens, se debatendo dia pós dia com esse fato. Era brilhar ou deixar a escuridão anular seus resquícios de luz...
Admito, de fato admito, que poucos são os livros que preciso absorver lentamente. Poucos Meu Deus, tão poucos. Posso conta-los nos dedos de uma das minhas mãos. 
Se eu fosse mais severa apenas estes estariam na minha lista de favoritos. Aqueles que não só me proporcionaram divertimento, como também tocaram o fundo de minha alma. Aqueles que a tocaram e deixaram um pedaço de si enroscado em minha alma. Me mudando, me amadurecendo...
Esses pensamentos ( e muitos outros cheios de spoliers e mais pessoais) só me chegaram dois dias depois após o termino da história. Porque? Porque eu sentia tudo isso que lhes disse internamente, sem tradução exata de palavras. Três dias foram o tempo que precisei para transcreve-los em palavras claras. 
Sentia que precisava escrever este completo a postagem não teria nunca feito justiça própria ao livro sem tê-la feito... 
Então leitores, sei que cada pessoa analisa as coisas de uma maneira diferente e sente coisas diferentes, mas eu não posso evitar de indicar esse livro para todos. Espero que vocês leiam. Espero que sintam algo próximo do que senti, porque assim, só assim, entenderam o que estou a dizer com exatidão e se sentirem... Sentiram-se quase drogados, viciados. Viciados por mais emoção, viciados por mais história, viciados por mais..."      




{ Como raios eu vou fazer uma sinopse?}

Os Outros devastaram quase toda a população da terra em seis meses com 4 ondas...
E agora a quinta ameaça surgir.
Cassie perdeu sua casa, seus pais, sua vida social e quase toda sua humanidade e agora os outros levaram seu irmão. Cassie precisa encontra-lo, mas não será capaz de fazê-lo sem a ajuda de Evan Walker que  pode ou não ser um aliado ou inimigo. Mas como confiar em alguém quando não se pode confiar que o dia nascera de novo?
Na sua jornada as crenças de Cassie serão testadas, faces do passado vão ressurgir. Pessoas que podem ou não serem benignas tentaram ajuda-la. Situações terríveis que podem ou não ser mortais aparecerão nos momentos menos esperados.
Mas Cassie conseguirá salvar seu irmão, e a si própria, no final do dia?

                                                                     ***

Desculpa, mas não dá para falar mais que isso... Por mais que eu queira. E, acreditem, eu quero.

Nenhum comentário: